sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cuidados ao contratar uma empresa

Nem sempre o preço baixo significa a melhor escolha a se fazer. É necessário prestar muita atenção quando o desconto é muito grande, pois muitas empresas acabam "compensando" o valor descontado com a falta de qualidade no serviço que irá prestar. O mesmo vale para os valores altos encontrados no mercado. Lembre-se que preço alto não significa garantia de qualidade de serviço.

Outro aspecto é a famosa “venda casada” que acaba custando mais caro para os noivos. São empresas que oferecem as melhores propostas e os menores valores, mas que manipulam discretamente a indicação de fornecedores, que são condicionados a pagar comissão de até 10% pelo cliente indicado.

Para evitar que o seu dinheiro seja mal aplicado recomendamos antes de iniciar qualquer contratação a cotação de todos os itens necessários para o seu casamento. Com um orçamento preliminar há como ter um parâmetro de custo para evitar cair na armadilha da “venda casada”.

Antes de Contratar qualquer Empresa:

- Solicitar a documentação da empresa (CNPJ, Contrato Social, Certidão negativa, etc.) e verificar junto ao PROCON se há reclamações contra aquela empresa.

- Consulte os seguintes sites: Tribunal de Justiça: verificar se consta algum processo contra a empresa ou seus sócios em relação a não cumprimento de objeto contratual em 1º, 2º grau e juizados especiais.
 (www.tjms.jus.br)

- Prefeitura Municipal: Confirmar o Cadastro de Inscrição Municipal junto a PMCG e a situação fiscal da empresa em relação ao recolhimento dos tributos municipais.

- Receita Federal: Confirmar a inscrição da empresa no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e a situação fiscal em relação ao recolhimento dos tributos federais. (www.receita.fazenda.gov.br)

- Solicitar junto a empresa uma relação de seus eventos dos próximo 6 meses e dos últimos 3 meses. Entrar em contatos com algumas dessas pessoas para saber como esta sendo o serviço oferecido pela empresa (para aqueles que ainda não tiveram seus eventos). Como foi o serviço prestado pela empresa e se a empresa cumpriu com o prometido (para as que já tiveram seus eventos realizados).

- Pesquise junto aos demais fornecedores referências sobre a empresa que deseja contratar, pois a maioria listam somente aqueles eventos os quais não deram ou ainda não estão dando problemas.

- Pesquise várias empresas antes de fechar qualquer contrato, assim ficará por dentro dos valores e poderá encontrar a que melhor se encaixe no seu orçamento ou previsão de investimento. Obs.: desconfie sempre de empresas que ofereçam os mesmos serviços por preços bem inferiores. Lembre-se que os preços inferiores é sinal que algum serviço ou produto está deixando de ser prestado ou está sendo oferecido incompleto. Converse com seu fornecedor para detalhar melhor e especificar em contrato, para evitar dissabores no grande dia da sua vida.

- Exija sempre da empresa contratada o detalhamento completo no contrato dos produtos e/ou serviços oferecidos, bem como a especificação de datas, locais, horários de atendimento/serviços, com início e término.

- Na semana do casamento solicite ao Cerimonial a confirmação dos seus fornecedores (banda/Dj, buffet, decoração, segurança, etc.) e certifique-se da presença dos mesmos em seu evento na data, local e hora marcada. Peça que envie a resposta por e-mail e faça o mesmo procedimento com o seu Cerimonial.

- Se possível, antes de assinar qualquer contrato leve-o a um advogado de sua confiança para que o mesmo possa analisar.

5 comentários:

  1. Olá,
    Legal voce falar disso, muito importante, temos que tomar muuito cuidado com isso, com compras contrataçoes e afins.
    Beijo e Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Você tem total razão. As licitações geralmente visam baixo custo, o que nem sempre gera qualidade.
    Isso serve para todos os setores da sociedade.
    Quantidade não é qualidade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem... deve orientar muitas pessoas em seus casamentos.

    ResponderExcluir
  4. Muuito importante tomar cuidado!
    parabens pelo blog
    abraçs.

    ResponderExcluir
  5. mt inpostante o alerta parabens pelo blog mt bom


    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir