sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cortando a gravata

Não existe regra nem padrão. Há quem diga que tradição existe há muito tempo, e que precisa ser perpetuada! =P Existe apenas um objetivo: uma brincadeira com a finalidade de arrecadar dinheiro para a lua de mel dos noivos.


Tem gente que é muito contra, como a blogueira Fernanda Floret, que diz:

* "Festa de casamento é para celebrar, não para arrecadar dinheiro. Festa para arrecadar dinheiro é quermesse ou festa beneficente.

* Já fui em muitos casamentos em que teve o corte da gravata. Em todos, padrinhos carregavam o noivo puxando pela gravata, passando de mesa em mesa. Essa “brincadeira” toda dura no mínimo 1 hora, isso quando não é mais. E sabe o que acontece com a noiva durante este tempo? Fica sozinha na pista. Acho horrível. Os noivos deveriam ficar juntos, dançando, beijando… Tudo bem a noiva dançar às vezes com as amigas, e o noivos com os amigos. Mas largar a noiva na pista pra arrecadar dinheiro, pra mim não dá!

* Alguns dizem que os convidados já estão acostumados, não ligam, faz parte. Eu discordo. Pedir dinheiro é sempre um constrangimento. Os convidados já gastaram com o presente do chá bar, presente do casamento, roupas, penteado, maquiagem, manobrista (especialmente aqui em SP), e ainda tem que dar o dinheiro da gravata?

* Já ouvi também que é a única hora em que o noivo ganha destaque na festa! Na minha opinião, se for pra se destacar passando por pedinte, eu preferia não ter destaque nenhum!".

O que fazer se você e seu noivo não querem essa brincadeira no seu casamento? Avise sua assessora para impedir a brincadeira assim que algum engraçadinho começar, avisando delicadamente que foi um pedido dos noivos. E principalmente, avise à todos os padrinhos e amigos, porque em geral são eles quem começam.

Eu particularmente não tenho nada contra. Já vi muita gente colocar 2 reais na bandeja e todos o chamarem de pão duro de brincadeira. Como já foi dito aqui, sempre cai na brincadeira. Quem disse que é obrigado colocar 50 reais?? Pra quem já gastou com presente, 10 reais, que seja, não vai matar ninguém, e eu acho q os convidados vão preparados.

Isso sem falar nos casamentos em que a noiva entra na brincadeira e passa o sapato, arrecadando mais dinheiro. Pra mim dá na mesma, porque geralmente passam os dois (a gravata e o sapato) juntos, por isso é um valor só.

Tem gente que diz que agora já está ultrapassado cortar a gravata do noivo. Usa-se distribuir mini-gravatas como lembrança para os amigos. Para evitar que o noivo estrague sua gravata e para dar de presente uma lembrança aos convidados, surgiu em SP a idéia da distribuição de mini-gravatas em uma bandeja de prata. A idéia agradou tanto que hoje é possível encontrar diversos tipos de gravatinhas: de pano com estampas, cores e tecidos diferentes, com chaveiro e até mesmo feita de biscuit. Elas podem ser réplicas em miniatura da gravata do noivo ou até mesmo ser estampada com as cores do time de futebol.


Os materiais utilizados na confecção das mini-gravatas variam de acordo com o estilo e gosto dos noivos. Os mais usados são tecidos em geral, como seda, cetim liso, estampado e listrado, tafetá e algodão listrado, com aplicação de miçangas, pérolas, cartões personalizados e strass. As gravatinhas de tecido, além de serem muito graciosas, darão um novo charme ao tradicional corte da gravata. Ao invés dos convidados levarem apenas o pedacinho de pano da gravata, levarão uma réplica como lembrança. Lembrando que as mini-gravatas podem seguir a cor da decoração da festa, a gravata do noivo ou podem ser sortidas. Custam em média R$0,50.

5 comentários:

  1. nossa adorei seu blog...
    vou mostrar ele pra varias amigas minhas que estao noivas... podem pegar dicas aqui hehehe se der visita e divulga o meu http://mari-leah.blogspot.com/ bjoooooo e parabens

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Blog! Parabéns!

    Visite o meu em: http://falandodemarcas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Próximo sábado tem o casório do meu irmão. Sou padrinho. Vai ter gravata............eheh

    Boa semana.

    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, é uma ideia legal essa! E olha que eu nem sabia, estou muito longe de casamentos e acho que o ultimo casamento que fui eu nem sabia que era gente SAUHSHAU
    Mas não é uma ideia ruim, é uma brincadeira e acho que da um toque especial no casamento, uma coisa para distração que ao mesmo tempo colabora financeiramente, as vezes nem é pelo dinheiro é para se divertir mesmo.
    Achei as mini-gravatas muito fofas *-*

    Enfim, se um dia eu for me casar, quero que seja um casamento bem discreto, ao céu aberto com no máximo 50 pessoas KKKKKK, enfim, sou muito nova! Até lá vai saber o que eu vou querer e com certeza se for uma grande festa e eu ver meu noivo passando com a gravata eu vou me lembrar deste texto!

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as mini-gravatas...
    Eu nãoo gosto muito da idéia do cortar a gravata, passar o spato, vender sei lá mais o que..
    Mas, para mim, vai de noivo para noivo...
    ;D

    ResponderExcluir