quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A proposta

Quando você NÃO deve fazer o pedido de casamento

• Antes de qualquer coisa, é preciso ter certeza de que você realmente quer se casar. Esta é uma decisão muito séria que envolve, além de sentimentos, responsabilidade. Se você acha que ainda não está preparado, talvez seja melhor curtir um pouco mais o namoro e deixar esta decisão para mais tarde.

• Propor casamento para alguém que você acabou de conhecer também pode ser uma péssima idéia. É necessário um certo tempo de convivência para que vocês descubram se realmente "foram feitos um para o outro".

• Nunca apele para um pedido de casamento apenas para salvar a relação após uma briga. Você pode se arrepender depois.

• Vocês já estão namorando há bastante tempo, ela está pressionando e você fugindo do assunto. Neste caso, o melhor a fazer é conversar e tentar chegar a um acordo. Se você não quer casar e isso é muito importante para ela, é hora de repensar a relação.

Os erros mais comuns

• Perguntar a ela: "O que você faria se eu te pedisse em casamento?". Além de decepcionante, a resposta pode ser um tanto desagradável.

• Surpreendê-la com um pedido de casamento em uma festa qualquer, na frente de todos os amigos dela. A menos que você tenha certeza de que ela vai gostar disso, você a deixará completamente sem graça!

• Pedi-la em casamento quando estiver bêbado.

• Contar para muita gente sobre seus planos de pedi-la em casamento. Alguém sempre acaba deixando escapar e estraga a surpresa.

• Criar expectativas irreais, ou seja, dar a entender que você quer se casar com ela e depois dizer que não era bem isso.

Dúvidas sobre o pedido de casamento e o discurso

"Ficar noivo é a mesma coisa que pedir em casamento? Gostaria de ficar noivo, mas não pretendo me casar com ela agora."

O noivado é um compromisso que tem como objetivo o casamento futuro, portanto os casais ficam noivos apenas quando têm a intenção de se casar.

Não precisa ser agora ou daqui a um ano. Há casais que ficam noivos durante anos, até que ambos tenham terminado a faculdade, a casa esteja pronta e o orçamento disponível para as demais despesas que terão com o casamento.

Vocês podem ficar noivos e usar este tempo para se preparar para o compromisso maior que virá, com bastante calma, sem pressa e sem cobranças, mas o pedido é o mesmo. Ninguém pede para ficar noivo se não tem a intenção de se casar com aquela pessoa um dia.

"Eu preciso pedir a mão dela para o pai durante a festa de noivado? O que eu devo dizer a ele?"

Não, a conversa com os pais da noiva deve acontecer antes da festa (se você optar por conversar). O que você vai dizer e como vai dizer, depende do relacionamento que você tem com ele. Se vocês já namoram há algum tempo e você costuma ir à casa dela com freqüência, ele certamente já deve estar esperando por isso.

Depois que os pais dela concordarem e os seus pais também já estiverem cientes, é hora de planejar a festa para oficializar o noivado e comemorar a decisão.

"E se eu precisar falar alguma coisa? Não tenho a mínima idéia de como fazer um discurso de noivado."

Você só deve falar o que realmente estiver sentindo. Um discurso pronto parecerá falso e será pior do que não falar nada. Se na hora de entregar o anel você só conseguir dizer um sincero "Eu te amo" será muito mais emocionante do que uma página inteira de discurso ensaiado!

Caso estejam esperando que você diga mais alguma coisa, conte um pouco da história de vocês: como se conheceram, quando começaram a namorar, etc.

Quase todo mundo adora ouvir histórias de amor (caso a maioria ainda não conheça a de vocês).

Diga que durante o período do namoro descobriram muitos pontos em comum (pense antes nestes pontos em comum para não parecer incoerente). Fale também sobre um momento importante que o ajudou a perceber o quanto ela era especial, a mulher que você gostaria que estivesse sempre ao seu lado.

Estiu decidido. Faço surpresa ou podemos escolher juntos as alianças?


Esta decisão fica por sua conta, mas se quiser fazer surpresa, faça com que seja realmente inesquecível:

- Para saber que tipo de anel ou aliança comprar, preste atenção nas indiretas que ela dá quando vocês passam por uma joalheria, quando vêem fotos em alguma revista, quando conversam sobre o noivado de alguém, etc.

- Se vocês já usam alianças de compromisso será muito mais fácil descobrir o tamanho certo, caso contrário, invente alguma desculpa para que ela experimente um anel qualquer neste dedo! Ou então, peça para a mãe ou irmã ou alguma amiga dela para dar um jeito e pegar emprestado um anel da sua namorada!

- Escolhido o anel ou as alianças, escolha uma linda caixinha (a embalagem faz TODA a diferença). Deixe para gravar o nome depois que ela aprovar o modelo. Caso ela não goste ou não sirva, vocês ainda poderão trocá-las.

- Na hora de fazer a surpresa, seja criativo! Amanhã um post especial sobre algumas ideias para um pedido de casamento! =] Até lá!

7 comentários:

  1. É praticamente um curso para os noivos..rs

    Realmente alguns desses erros são bastante comuns..

    "Criar expectativas irreais..." então, alguns homens são mestres nisso...

    Parabens pelo blog.. é interessante e original

    ResponderExcluir
  2. Ana, por coincidência, acabei vindo retribuir a visita! Imagino o quanto deve ser louco esse momento antes do casamento! Tenho uma amiga que também está noiva e me enlouquece o dia inteiro com esses detalhes do casamento... Depois, vou indicar para ela o teu blog. Bjs
    http://jornalistadeferias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ja estou salvando todas as dicas para quando eu for me casar... Precisa dar tudo certo UHSAOUIHSA.

    Muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas! É bom que ficamos atentos agora aos detalhes!

    ResponderExcluir
  5. rsrs

    que de certo...eu nao tenho mais essa disposição

    ResponderExcluir
  6. KKkk
    Bom pra quem tá pendurado com alguém, agora vai pensar beeem antes de resolver ir para o altar!

    ResponderExcluir