quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os 10 Mandamentos de um Casal

Uma equipe de psicólogos e especialistas americanos que trabalhava em terapia conjugal elaborou "Os Dez Mandamentos do Casal". Gostaria de analisá-los aqui, já que trazem muita sabedoria para a vida e felicidade dos casais. Casais de namorados, noivos, marido e mulher...

1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo




A todo custo evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária. Então, será preciso que um dos dois acione o mecanismo que assegure a calma de ambos diante da situação conflitante. É preciso convencermo-nos de que na explosão nada será feito de bom. Todos sabemos bem quais são os frutos de uma explosão: apenas destroços, mágoa e tristeza. Portanto, jamais permitir que a explosão chegue a acontecer.

2. Nunca gritar um com o outro

A não ser que a casa esteja pegando fogo.

Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido. Como diz o ditado: se gritar resolvesse alguma coisa, porco nenhum morreria... Gritar é próprio daquele que é fraco moralmente, e precisa impor pelos gritos aquilo que não consegue pelos argumentos e pela razão.

3. Se alguém deve ganhar na discussão, deixar que seja o outro

Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e de amor. Conversar jamais será discutir, pela simples razão de que a discussão pressupõe um vencedor e um derrotado, e na conversa não. Portanto, se por descuido nosso, o diálogo se transformar em discussão, permita que o outro "vença", para que mais rapidamente ela termine. Discussão no casamento é sinônimo de "guerra". Que vantagem tem em ganhar uma disputa contra aquele que é a nossa metade, nosso amor? É preciso que o casal tenha a determinação de não provocar brigas; não podemos nos esquecer que basta uma pequena nuvem para esconder o sol. Às vezes uma pequena discussão esconde por muitos dias o sol da alegria no lar.

4. Se for inevitável chamar a atenção, fazê-lo com amor

A outra parte tem que entender que a crítica tem o objetivo de somar e não de dividir. Só tem sentido a crítica que for construtiva; e essa é amorosa, sem acusações e condenações. Antes de apontarmos um defeito, é sempre aconselhável apresentar duas qualidades do outro. Isso funciona como um anestésico para que se possa fazer o curativo sem dor.

5. Nunca jogar na cara do outro os erros do passado

A pessoa é sempre maior que seus erros, e ninguém gosta de ser caracterizado por seus defeitos. Toda vez que acusamos a pessoa por seus erros passados, estamos trazendo-os de volta e dificultando que ela se livre deles. Certamente não é isto que queremos para a pessoa amada. É preciso todo o cuidado para que isto não ocorra nos momentos de discussão. Nestas horas o melhor é manter a boca fechada. Portanto, para haver vida no relacionamento, é preciso haver a paz; e ela tem um preço: a nossa maturidade.

6. A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge

Na vida a dois, tudo pode e deve ser importante, pois a felicidade nasce das pequenas coisas. A falta de atenção para com o cônjuge é triste na vida do casal e demonstra desprezo para com o outro. Seja atento ao que ele diz, aos seus problemas e aspirações.

7. Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo




Se isso não acontecer, no dia seguinte o problema poderá ser bem maior. Não deixe acumular problema sobre problema, sem solução. Os problemas da vida conjugal são normais e exigem de nós atenção e coragem para enfrentá-los, até que sejam solucionados. Fugir é pior. Não durma sem antes dizer "eu te amo"; você vai ver como vai dar certo!

8. Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra carinhosa

Muitos têm boas intençcões e reservas enormes de carinho, mas esquecem de expressá-las em voz alta. Não basta amar o outro, é preciso dizer isto também com palavras. Especialmente para as mulheres isto tem um efeito quase mágico. É um tônico que muda completamente o seu estado de ânimo, humor e bem estar. Muitos homens têm dificuldade neste ponto; alguns por problemas de educação, mas a maioria porque ainda não se deu conta da sua importância. Como são importantes essas expressões de carinho que fazem o outro crescer: "eu te amo", "você é muito importante para mim", "sem você eu não teria conseguido vencer este problema", "a sua presença é importante para mim"; "suas palavras me ajudam a viver"... Diga isto ao outro com sinceridade e prepare-se para para a recompensa. ;]

9. Cometendo um erro, saiba admiti-lo e pedir desculpas

Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o seu erro demonstra ser honesta consigo mesma e com o outro. Quando erramos não temos duas alternativas honestas, apenas uma: reconhecer o erro, pedir perdão e procurar remediar o que fizemos de errado, com o propósito de não repeti-lo. Isto é ser humilde. Agindo assim, mesmo os nossos erros e quedas serão alavancas para o nosso amadurecimento e crescimento. Quando temos a coragem de pedir perdão, vencendo o nosso orgulho, eliminamos quase de vez o motivo do conflito no relacionamento, e a paz retorna aos corações. É nobre pedir perdão!

10. Quando um não quer, dois não brigam

É a sabedoria popular que ensina isto. Será preciso então que alguém tome a iniciativa de quebrar o ciclo pernicioso que leva à briga. Tomar esta iniciativa será sempre um gesto de grandeza, maturidade e amor. E a melhor maneira será "não pôr lenha na fogueira", isto é, não alimentar a discussão. Muitas vezes é pelo silêncio de um que a calma retorna ao coração do outro. Outras vezes será por um abraço carinhoso, ou por uma palavra amiga.

6 comentários:

  1. Adoreiii... muitoo bom o textoo.. e seu blog é lindo d+


    Beijos!!!

    http://entrelinnhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Logo na lua-de-mel todos os mandamentos caem por terra... mas vale as dicas... abraços!

    F.

    ResponderExcluir
  3. todos fundamentais..
    sempre concordei com tudo isso com minha esposa
    graças a Deus!!
    to seguindooo
    abraços

    http://legaljunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. é, por essas e outras razões que eu never irei CASAR!
    meu blog is my marido :)
    kk

    ResponderExcluir
  5. Adoro seus posts.. são tão interessantes.. e verdadeiros.

    Uma das coisas que mais me deixa chateada é ir dormir brigada com quem eu amo.. gosto de resolver na hora, eu sei que as vezes é preciso tempo, espaço.. mas eu gosto de resolver.. de conversar...

    Mais uma vez.. parabens pelo blog!!..

    ResponderExcluir
  6. ahh preciso ler isso mil vezes ao dia para que o dia a dia e a rotina nao acabem com tudoo rs

    veleu pela visita

    tou seguindo ok

    http://www.oraculodevenus.blogspot.com

    ResponderExcluir